terça-feira, 24 de novembro de 2009

Um novo desafio... você se lembra do primeiro clic?

Recebi o desafio de voltar no tempo e lembrar a sensação do primeiro clic. O que me chamou a atenção? O que me fez vibrar de emoção? Pois bem, retirando os paranhos do tempo o que me veio a mente foi quando tive meu primeiro contato com a Internet. Na época, em 1996, muito antes de cursar Letras Francês, me arrisquei no campo da Ciência da Computação. Enfrentava todos os dias 1h30 de BR-101 até chegar a cidade de Itajaí, quando esta ainda não era duplicada. Tinhamos um laboratório de informática modesto, e um dia o responsável do setor (que não me recordo o nome) me apresentou ao Mirc.



Era uma sala de bate papo, e me apaixonei desde o primeiro segundo, com a interatividadeque este proporcionava. Eu estava a quilometros de distância da minha cidade, e no entanto, conversava com pessoas de lá, como se estivéssemos no mesmo local. Naquele momento parecia tudo muito surreal. Este episódio rendeu uma história hilária também. Como a maioria dos programas eram em inglês, quando acessei o Mirc a primeira informação solicitada foi o nome. apareceu na tela "nick name". A princípio achei legal o nome e pensei em nick como abreviação de nicole, ou alguma coisa do gênero, então deixei assim. Enchurradas de janelas começaram a paiscar de todos os lados, e pensei: "nossa, como sou importante, quanta gente que nem conheço querendo falar comigo. Que legal". Conforme ía abrindo as janelas, todos faziam a mesma pergunta: "Você é homem ou mulher?" Ãh? Como assim? Não é óbvio que Nick é nome de mulher? Foi então que o técnico do laboratório, que acompanhava todos os movimentos, veio em minha direção rindo e disse: "Nickname quer dizer apelido. Você tem que digitar o seu nome. Se você não digitar nada, é como se o seu nome fosse 'apelido'. Foi então que entendi que a enchurrada de janelas não eram de pessoas querendo de fato me conhecer, e sim de curiosos imaginando quem era a louca que usa um nome chamado "apelido".
Bom, vivendo e aprendendo, e com a Internet, indo mais além, em lugares nunca imaginados.

2 comentários:

Andrea Centeno 30 de novembro de 2009 às 22:03  

Olá Annye!

Que interessante sua história, amiga!
Pra te ser sincera tô rindo até agora do seu "nick"! rsrsrsrs

É tão bom quando recordamos coisas interessantes e legais que nos marcaram, não é mesmo?
E vc deixou claro o quanto a tecnologia, embora um pouco complicada (rsrsrs) encurtou distâncias para vc, não é mesmo?
Adorei o seu post!

Grande abraço,
Andréa Centeno

Anônimo,  30 de novembro de 2009 às 23:04  

Olá, obrigado pelos comentarios em meu blog...

Postar um comentário

Pesquisar este blog